Crônica:
“Avestruz”
de
Mario Prata
Tema:
Leitura e Interpretação (expressão oral e escrita)
Público
Alvo: 6º Ano
Objetivos Gerais
Conhecer e saber fazer uso de gênero crônica no
contexto comunicativo, refletir sobre a escrita em processo, utilizando várias
etapas para elaboração do texto.
Objetivos Específicos
Estimular a análise interpretativa da crônica, com a
participação dialógica do aluno, preparação e questionamentos por parte do
professor e a prática da análise linguística.
Competências e habilidades
Discutir sobre o tema, justificando os pontos de vista da
crônica; desenvolver a escrita de acordo com a linguagem culta; reconhecer um
texto de crônica a partir de sua estrutura; escutar e falar respeitando o tempo
do outro e o próprio; coletar, relacionar a anotar informações; trabalhar de
maneira cooperativa, observar, refletir. Investigar e propor alternativas para
soluções de problemas.
Estratégia
Aula interativa, com
roda de leitura e roda de conversa; trabalhos em duplas e em grupos; uso de
recursos audiovisuais, aprendizado ativo e centrado no refletir e no fazer.
Metodologia
Sequência Didática
1º Momento
Apresentação do tema aos alunos: O que é interpretar um texto, por que interpretar, qual a importância de ler e escrever bem.
2º Momento
Será entregue aos alunos uma do texto Avestruz de Mario Prata em seguida será feita a leitura do texto em voz alta, pelo professor e alunos;
Apresentação do tema aos alunos: O que é interpretar um texto, por que interpretar, qual a importância de ler e escrever bem.
2º Momento
Será entregue aos alunos uma do texto Avestruz de Mario Prata em seguida será feita a leitura do texto em voz alta, pelo professor e alunos;
3º Momento
Logo serão feitas a seguintes perguntas aos alunos:
· Quais informações vocês esperam encontrar no texto a partir desse título?
· Qual é a mensagem passada pelo texto?
4º Momento
Em seguida será apresentado através do recurso data-show, um vídeo sobre avestruz.
Logo serão feitas a seguintes perguntas aos alunos:
· Quais informações vocês esperam encontrar no texto a partir desse título?
· Qual é a mensagem passada pelo texto?
4º Momento
Em seguida será apresentado através do recurso data-show, um vídeo sobre avestruz.
5º Momento
O professor fará a explanação do texto, em contexto geral. Pedindo a participação dos alunos, dando espaço à suas opiniões.
O professor fará a explanação do texto, em contexto geral. Pedindo a participação dos alunos, dando espaço à suas opiniões.
6º Momento
Será passada aos alunos uma folha contendo perguntas referentes ao texto ser feito em sala, essas perguntas serão lidas e explicadas pelo professor.
Será passada aos alunos uma folha contendo perguntas referentes ao texto ser feito em sala, essas perguntas serão lidas e explicadas pelo professor.
7º Momento:
Serão corrigidas as questões, com a participação dos alunos.
Serão corrigidas as questões, com a participação dos alunos.
Duração
Seis aulas
Recursos
Xerox da crônica “O Avestruz”, de Mário Prata; Fichas
técnicas de animais, sobretudo de avestruz; uso de data show, lousa e giz; sala
de informática.
Avaliação
Exposição oral e opiniões sobre a crônica na roda de
conversa, elaboração de quadro-síntese sobre traços da crônica no texto
analisado; apresentação de trabalhos individuais e em duplas sobre o
entendimento da crônica.
Bibliografia:
ROJO, Roxane –“Letramento e capacidades de leitura para a
cidadania”
Proposta Curricular do Estado de São Paulo – Caderno do
Professor -6ª Série
Maria
Antonia / Maria da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário