sábado, 15 de junho de 2013

Plano de Ação



Plano de Ação
Crônica: “Avestruz”
              de Mario Prata
Tema: Leitura e Interpretação (expressão oral e escrita)
Público Alvo: 6º Ano
Objetivos Gerais
         Conhecer e saber fazer uso de gênero crônica  no  contexto comunicativo, refletir sobre a escrita em processo, utilizando várias etapas para elaboração do texto.
Objetivos Específicos
         Estimular a análise interpretativa da crônica, com a participação dialógica do aluno, preparação e questionamentos por parte do professor e a prática da análise linguística.
Competências e habilidades
         Discutir sobre o tema, justificando os pontos de vista da crônica; desenvolver a escrita de acordo com a linguagem culta; reconhecer um texto de crônica a partir de sua estrutura; escutar e falar respeitando o tempo do outro e o próprio; coletar, relacionar a anotar informações; trabalhar de maneira cooperativa, observar, refletir. Investigar e propor alternativas para soluções de problemas.
Estratégia
         Aula interativa, com roda de leitura e roda de conversa; trabalhos em duplas e em grupos; uso de recursos audiovisuais, aprendizado ativo e centrado no refletir e no fazer.
Metodologia
Sequência Didática
1º Momento
         Apresentação do tema aos alunos: O que é interpretar um texto, por que     interpretar, qual a importância de ler e escrever bem.

2º Momento
         Será entregue aos alunos uma do texto Avestruz de Mario Prata em seguida será feita a leitura do texto em voz alta, pelo professor e alunos;
3º Momento
         Logo serão feitas a seguintes perguntas aos alunos:
         · Quais informações vocês esperam encontrar no texto a partir desse título?
         · Qual é a mensagem passada pelo texto?

4º Momento
         Em seguida será apresentado através do recurso data-show, um vídeo sobre          avestruz.
5º Momento
         O professor fará a explanação do texto, em contexto geral. Pedindo a          participação dos alunos, dando espaço à suas opiniões.
6º Momento
         Será passada aos alunos uma folha contendo perguntas referentes ao texto ser feito em sala, essas perguntas serão lidas e explicadas pelo professor.
7º Momento:
         Serão corrigidas as questões, com a participação dos alunos.
Duração
Seis aulas
Recursos
         Xerox da crônica “O Avestruz”, de Mário Prata; Fichas técnicas de animais, sobretudo de avestruz; uso de data show, lousa e giz; sala de informática.
Avaliação
         Exposição oral e opiniões sobre a crônica na roda de conversa, elaboração de quadro-síntese sobre traços da crônica no texto analisado; apresentação de trabalhos individuais e em duplas sobre o entendimento da crônica.

Bibliografia:
         ROJO, Roxane –“Letramento e capacidades de leitura para a cidadania”
         Proposta Curricular do Estado de São Paulo – Caderno do Professor -6ª Série


                                                                                     Maria Antonia / Maria da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário