segunda-feira, 10 de junho de 2013

Leitura e Escrita

Com certeza  a leitura e a escrita são partes integrantes de todas a disciplinas escolares e não só do professor de português, e só através dessa atuação é que vamos conseguir o sucesso no ensino e aprendizagem. É necessário ter clareza de  como abordá-las dentro de cada disciplina e saber demarcar os objetivos e finalidades a serem alcançados de forma clara e possível que irão determinar a escolha de procedimentos que tornarão o processo mais eficaz.
O ano passado  nós professores de Português, História, Geografia e Ciências tínhamos uma turma em sala multisseriada, 5º ao 9º ano, quando recebemos a  analise de conhecimentos dos alunos feita pela escola, resolvemos  trabalhar  multidisciplinar com a  leitura e a escrita. Selecionamos textos curtos sobre vários assuntos, alguns textos de jornal, filmes, vídeos, poesias, teatro, roda de conversa, debates e o contar histórias. Todo conteúdo selecionado de acordo com o perfil da turma. Nosso foco:
* Ensinar a leitura e escrita de forma prazerosa e conseguir que nossos alunos voltassem a ter interesse para estudar.
* Ler e interpretar para localizar informações presentes no texto.
* Entender e sintetizar informações de textos, filmes, jornais, revistas, propagandas, vídeos etc.
* Localizar e obter informações especifica e geral dos contextos sugeridos.
* Estabelecer relações entre os diferentes segmentos do texto.
* Ler para aprender a escrever.
* Ler e escrever para conhecer  sua trajetória de vida e conhecimento de mundo.                
O trabalho não foi fácil, mas conseguimos despertar o prazer da leitura, do dialogo, da argumentação e melhorar muito a escrita dos nossos alunos. Sempre que desanimados lembrávamos da frase da Madre Tereza de Calcutá, trazida pela professora de Filosofia. “Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota".                 
                O prazer da vitória foi de atingirmos a meta estabelecida com muita dedicação, paciência e perseverança, sentimos que  o valor da troca de conhecimentos e informações tornou mais fácil o nosso trabalho e trouxe mais união a todos.
                Acredito e sempre sugestiono aos colegas esta parceria de trabalho multidisciplinar da leitura e escrita como tarefa da escola. Nós docentes devemos estar comprometidos e atuantes de verdade em fazer a nossa parte com eficácia. 
                                                                                             

                                                                                              Maria da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário