Com certeza a
leitura e a escrita são partes integrantes de todas a disciplinas escolares e
não só do professor de português, e só através dessa atuação é que vamos
conseguir o sucesso no ensino e aprendizagem. É necessário ter clareza de
como abordá-las dentro de cada disciplina e saber demarcar os objetivos e
finalidades a serem alcançados de forma clara e possível que irão determinar a
escolha de procedimentos que tornarão o processo mais eficaz.
O ano passado
nós professores de Português, História, Geografia e Ciências tínhamos uma
turma em sala multisseriada, 5º ao 9º ano, quando recebemos a analise de
conhecimentos dos alunos feita pela escola, resolvemos trabalhar
multidisciplinar com a leitura e a escrita. Selecionamos textos
curtos sobre vários assuntos, alguns textos de jornal, filmes, vídeos, poesias,
teatro, roda de conversa, debates e o contar histórias. Todo conteúdo
selecionado de acordo com o perfil da turma. Nosso foco:
* Ensinar a leitura e
escrita de forma prazerosa e conseguir que nossos alunos voltassem a ter
interesse para estudar.
* Ler e interpretar
para localizar informações presentes no texto.
* Entender e
sintetizar informações de textos, filmes, jornais, revistas, propagandas,
vídeos etc.
* Localizar e obter
informações especifica e geral dos contextos sugeridos.
* Estabelecer
relações entre os diferentes segmentos do texto.
* Ler para aprender a
escrever.
* Ler e escrever para
conhecer sua trajetória de vida e conhecimento de
mundo.
O trabalho não foi
fácil, mas conseguimos despertar o prazer da leitura, do dialogo, da
argumentação e melhorar muito a escrita dos nossos alunos. Sempre que
desanimados lembrávamos da frase da Madre Tereza de Calcutá, trazida pela
professora de Filosofia. “Por vezes sentimos
que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria
menor se lhe faltasse uma
gota".
O prazer da vitória foi de
atingirmos a meta estabelecida com muita dedicação, paciência e perseverança,
sentimos que o valor da troca de conhecimentos e informações tornou mais
fácil o nosso trabalho e trouxe mais união a todos.
Acredito e sempre sugestiono aos
colegas esta parceria de trabalho multidisciplinar da leitura e escrita como
tarefa da escola. Nós docentes devemos estar comprometidos e atuantes de
verdade em fazer a nossa parte com eficácia.
Maria
da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário