sábado, 15 de junho de 2013

Plano de ação

 PLANO DE AÇÃO
Professoras:
Maria da Penha / Maria de Lourdes         

Texto:     AVESTRUZ                   
              Autor: Mario Prata
Apresentação
         Esse Plano de Ação foi criado com o objetivo de despertar o interesse e prazer pela leitura e escrita aos alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, para torná-los cidadãos capazes de competir no meio social , conviver, partilhar e cooperar numa sociedade democrática e solidária com quebra de paradigmas enraizados em nossa cultura.
Disciplinas
          Língua Portuguesa: Prática da leitura, escrita e interpretação.
 Interdisciplinar: Leitura, escrita e interpretação em todas as áreas.
Objetivo Geral
         Proporcionar melhorias na prática da leitura e escrita, assim, capacitar o aluno a ler, compreender e produzir textos para uso no trabalho e conhecimento do mundo. Incentivar a prática da Leitura, escrita e interpretação em todas as áreas de conhecimento.
Objetivo Específico
         1- Ativar e antecipar conhecimentos, checar hipóteses;
         2- Localizar e comparar informações;
         3- Fazer inferências locais e globais;
         4- Definir finalidades e metas da atividade de leitura;
         5- Relacionar textos e discurso;
         6- Identificar linguagens e elaborar nova estrutura textual;
         7- Incentivo a Leitura, escrita e interpretação;
         8- Resgatar a prática da Leitura, escrita e interpretação em todas as áreas de conhecimento.
 Estratégia   
         * Fazer questionamento sobre o animal “avestruz”.
         *Assistir vídeo “ animal planet “ localizando e comparando as informações       do questionamento anterior.
         *Questionar o habitat  das aves em geral..Todas as aves são domésticas? Por quê?
         * Ler biografia do autor.
         * Estudar vocabulário do texto –Fazê-los observar a inclusão de dados científicos sobre o animal em um determinado gênero textual narrativo - ficha técnica.
         * Possibilitar a criação de estruturas textuais diversificadas, tais como: charge, história em quadrinhos,poesia e na construção  de um mesmo contexto, através de modelos já conhecidos e  de modelos apresentados.
         * Observar o tipo de linguagem utilizada e questionar sobre o seu emprego formal / informal. Onde podemos encontrar e usar esses tipos de linguagem. Escolher a estrutura textual preferia e elaborar texto baseado no texto estudado.
Material Didático
         Vídeo- xerox- dicionário
Recursos Materiais 
         Computador/impressora;
         TV e DVD
         Papel pardo; Cartolina dupla face
         Papel cartão;
Cronograma
            12 aulas
Avaliação 
         Avaliação - Será contínua, baseada nos tópicos trabalhados, realizada através de observação da participação individual e coletiva dos educandos,  através da prática de leitura, escrita, interpretação e dos relatos orais e escritos, onde os educandos farão relatórios sobre os pontos positivos e negativos do trabalho realizado. Observando ainda se os objetivos foram alcançados.
 Compromisso

            "Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. A escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se 'amarrar nela'!" (Paulo Freire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário