PLANO DE AÇÃO
Professoras:
Maria da Penha / Maria de Lourdes
Texto:
AVESTRUZ
Autor:
Mario Prata
Apresentação
Esse Plano de Ação foi criado com o objetivo de despertar o
interesse e prazer pela leitura e escrita aos alunos do 8º e 9º ano do Ensino
Fundamental, para torná-los cidadãos capazes de competir no meio social ,
conviver, partilhar e cooperar numa sociedade democrática e solidária com
quebra de paradigmas enraizados em nossa cultura.
Disciplinas
Língua Portuguesa: Prática da leitura, escrita e interpretação.
Interdisciplinar: Leitura, escrita e interpretação em todas as áreas.
Língua Portuguesa: Prática da leitura, escrita e interpretação.
Interdisciplinar: Leitura, escrita e interpretação em todas as áreas.
Objetivo Geral
Proporcionar melhorias na prática da leitura e escrita,
assim, capacitar o aluno a ler, compreender e produzir textos para uso no
trabalho e conhecimento do mundo. Incentivar a prática da Leitura, escrita e
interpretação em todas as áreas de conhecimento.
Objetivo Específico
1- Ativar e
antecipar conhecimentos, checar hipóteses;
2- Localizar e
comparar informações;
3- Fazer inferências
locais e globais;
4- Definir
finalidades e metas da atividade de leitura;
5- Relacionar textos
e discurso;
6- Identificar
linguagens e elaborar nova estrutura textual;
7- Incentivo a
Leitura, escrita e interpretação;
8- Resgatar a
prática da Leitura, escrita e interpretação em todas as áreas de conhecimento.
Estratégia
* Fazer
questionamento sobre o animal “avestruz”.
*Assistir vídeo “
animal planet “ localizando e comparando as informações do questionamento anterior.
*Questionar o
habitat das aves em geral..Todas as aves são domésticas? Por quê?
* Ler biografia do
autor.
* Estudar
vocabulário do texto –Fazê-los observar a inclusão de dados científicos sobre o
animal em um determinado gênero textual narrativo - ficha técnica.
* Possibilitar a
criação de estruturas textuais diversificadas, tais como: charge, história em
quadrinhos,poesia e na construção de um mesmo contexto, através de
modelos já conhecidos e de modelos apresentados.
* Observar o tipo de
linguagem utilizada e questionar sobre o seu emprego formal / informal. Onde
podemos encontrar e usar esses tipos de linguagem. Escolher a estrutura textual
preferia e elaborar texto baseado no texto estudado.
Material Didático
Vídeo- xerox-
dicionário
Recursos Materiais
Computador/impressora;
Computador/impressora;
TV e DVD
Papel pardo; Cartolina dupla face
Papel cartão;
Papel pardo; Cartolina dupla face
Papel cartão;
Cronograma
12 aulas
12 aulas
Avaliação
Avaliação - Será contínua, baseada nos tópicos trabalhados, realizada através de observação da participação individual e coletiva dos educandos, através da prática de leitura, escrita, interpretação e dos relatos orais e escritos, onde os educandos farão relatórios sobre os pontos positivos e negativos do trabalho realizado. Observando ainda se os objetivos foram alcançados.
Avaliação - Será contínua, baseada nos tópicos trabalhados, realizada através de observação da participação individual e coletiva dos educandos, através da prática de leitura, escrita, interpretação e dos relatos orais e escritos, onde os educandos farão relatórios sobre os pontos positivos e negativos do trabalho realizado. Observando ainda se os objetivos foram alcançados.
Compromisso
"Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que
estuda, que se alegra, se conhece, se estima. A escola será cada vez melhor na
medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Importante na
escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é
criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se 'amarrar nela'!" (Paulo
Freire)
Nenhum comentário:
Postar um comentário